Tabela FIPE: Como calcular o preço do seu carro

Se você está com dificuldades para calcular o preço do seu carro, uma ótima dica é usar a Tabela FIPE, tradicional referência de preços médios de veículos muito utilizada nas negociações de usados e seminovos.

tabela fipe como usar
Tabela FIPE: Como calcular o preço do seu carro (Foto: Freepik)

Criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), a tabela apresenta os preços médios de carros das mais variadas marcas e modelos, servindo para auxiliar vendedores e compradores de todo o Brasil.

Ela também serve como base para o cálculo do valor do prêmio do seguro automotivo e ainda influencia o valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), já que uma das referências para a definição de quanto vai custar o imposto é o valor venal do carro.

Como a tabela é elaborada

Preços médios de carros, motos, caminhões, utilitários pequenos e micro-ônibus são encontrados com facilidade na Tabela FIPE, com valores atualizados todos os meses. Para tanto, a instituição coleta as informações sobre os preços de venda de veículos em 24 estados, excluindo os valores muito abaixo e os muito acima da média.

tabela de preços de carros
Ela serve de referência para os preços médios de carros usados e seminovos (Foto: Freepik)

Não são incluídos, na pesquisa da Fundação, os preços de táxis, viaturas, veículos de frota e demais automóveis que não se enquadram na categoria de uso comum, Outro detalhe importante é que a FIPE não leva em conta características como a presença de acessórios e a cor do carro para criar uma média dos valores.

Considera-se apenas detalhes como a marca do veículo (montadora), o modelo e o ano de modelo (o ano de fabricação é descartado) para elaborar a famosa tabela, que pode ser acessada gratuitamente via internet, por qualquer pessoa.

Como usar

Calcular o preço do carro usando a Tabela FIPE é bem fácil. Basta acessar o site https://veiculos.fipe.org.br/ e clicar na categoria referente ao modelo desejado. Caso queira pesquisar o preço médio de um Fiat Mobi, por exemplo, clique em “Consulta de carros e utilitários pequenos”.

Em seguida, selecione o período de referência (pode ser o mês atual ou outro à sua escolha) e digite a marca do automóvel (Fiat, no nosso caso). Depois, é a vez de informar o modelo do veículo, escolhendo entre as opções disponíveis (selecionamos Mobi Easy 1.0 Fire Flex 5p), e de definir o ano modelo do veículo (2017 Gasolina, neste exemplo).

site tabela fipe
Usando a tabela (Foto: Reprodução Tabela FIPE)

Agora, clique em “Pesquisar” e veja o preço médio do seu veículo com base na Tabela FIPE. Vale lembrar mais uma vez que o valor mostrado é somente uma referência, já que o preço real pode variar conforme os acessórios presentes e o estado de conservação do carro, entre outros fatores.

A consulta aos preços médios de motos, caminhões e micro-ônibus deve ser feitas nos campos referentes a cada categoria (Consulta de Motos e Consulta de Caminhões e Micro-Ônibus, respectivamente), seguindo os mesmos passos acima.

Referência para negociações

Na hora de comprar carro usado é sempre bom pesquisar o preço médio do modelo desejado usando a Tabela FIPE. Caso o valor pedido pelo proprietário esteja muito abaixo da média você deve desconfiar, pois existe a possibilidade de que o veículo tenha algum problema.

Já os valores muito acima da tabela podem significar um exagero por parte do proprietário. Neste caso, tente negociar um preço mais justo e coerente, verificando se não se trata de um veículo raro ou com características diferenciadas.

Add Comment