Marte pode ser povoado – Saiba mais desse planeta

Marte pode ser povoado em um futuro não muito distante. Essa é a previsão de muitos cientistas e alguns dos principais entusiastas da exploração de outros planetas, deixando muitas pessoas empolgadas com a ideia. Quer saber mais desse planeta que pode ser a nossa casa daqui a algum tempo? Basta continuar a leitura!

planeta Marte

Marte pode ser povoado – Saiba mais desse planeta (Foto: Pixabay)

O planeta vizinho sempre despertou a curiosidade e a imaginação das pessoas, com o interesse aumentando a partir da exploração espacial iniciada na década de 1960. A sonda Mariner 4, lançada em 1964, foi a primeira a registrar fotografias de Marte, acabando com o mito de que havia uma civilização avançada por lá.

Daí em diante, uma série de missões a Marte foi lançada, revelando cada vez mais detalhes sobre o “planeta vermelho”, como ele também é conhecido, realizando vários estudos a respeito desse mundo ainda pouco explorado.

Características de Marte

Batizado em homenagem ao deus romano da guerra, Marte é o quarto planeta do sistema solar, ficando a cerca de 228 milhões de quilômetros de distância do Sol e a uma distância média de 225 milhões de quilômetros da Terra (ela pode aumentar ou diminuir, conforme a órbita).

Considerado o planeta mais habitável do sistema solar depois da Terra, Marte possui muitas semelhanças com o nosso planeta, apesar de se apresentar como um lugar desértico e gelado. Assim como cá, lá também tem estações, vulcões, calotas polares e desfiladeiros, mas a água líquida ainda não foi encontrada (há muita controvérsia em relação a isso).

colonização de Marte

Muitos robôs e sondas já foram enviados ao planeta vermelho (Foto: Pixabay)

Com metade do diâmetro da Terra, Marte é um planeta rochoso cuja superfície é formada, em sua maioria, por basalto. Apresenta também uma atmosfera bastante fina, composta essencialmente de gás carbônico (outros gases aparecem em menor quantidade, como nitrogênio, argônio e oxigênio).

A temperatura em Marte é, em média, de 60º C negativos, com a mínima podendo chegar a 150º C negativos, no período noturno, e a máxima a 25º C durante o dia, dependendo das condições do tempo e da estação. Uma das causas de ele ser mais frio que a Terra está na sua maior distância em relação ao Sol.

Curiosidades sobre o planeta vermelho

Você sabia que Marte tem duas luas (Fobos e Deimos) e que é chamado de planeta vermelho por causa da grande presença do óxido de ferro na superfície do planeta, resultando em uma aparência avermelhada?

Confira outras curiosidades sobre Marte:

  • A duração do dia em Marte é de 24 horas, 37 minutos e 23 segundos;
  • O ano marciano tem duração equivalente a 687 dias terrestres;
  • O peso de uma pessoa em Marte é 62% menor, devido à gravidade marciana;
  • Maior vulcão do sistema solar, o Monte Olimpo, com seus 25 km de altura e 624 km de diâmetro, fica em Marte;
  • Com a tecnologia atual, a duração da viagem a Marte é de 350 dias, só a ida;
  • A cada 26 meses, a distância entre a Terra e Marte diminui, devido ao movimento de translação, chegando a cerca de 56 milhões de km;
  • Grandes tempestades de poeira, que cobrem todo o planeta e podem durar meses, são frequentes por lá.
viagem a Marte

Morar em Marte é algo que pode se tornar realidade nas próximas décadas (Foto: Pixabay)

A colonização de Marte

A vida em Marte tem sido um mistério para a humanidade há muito tempo. Mas se há indícios de que ela não exista, dentro de algum tempo o planeta vermelho poderá ter moradores oriundos da Terra.

É que a Nasa e outras agências espaciais planejam lançar as primeiras missões tripuladas a Marte até 2030, para dar um grande passo rumo à colonização do nosso vizinho espacial.

Muitos pesquisadores acreditam que haverá colônias de moradores em Marte ainda neste século, caso ele seja realmente habitável, o que poderá ser testado e comprovado ao longo dos próximos anos.

Add Comment