Alistamento Militar 2019: Como se inscrever

Vai completar 18 anos de idade até dezembro? Então, você precisa fazer o alistamento militar 2019, que está sendo realizado em todo o Brasil. O registro é recebido tanto presencialmente quanto pela internet, e quem perder o prazo está sujeito a multa e outras sanções.

inscrições alistamento 2019
Alistamento Militar 2019: Como se inscrever (Foto: Freepik)

Obrigatório para os jovens do sexo masculino que fazem 18 anos em 2019, o alistamento para o serviço militar 2019 objetiva selecionar novos recrutas para as Forças Armadas do Brasil, que incluem o Exército, a Marinha e a Aeronáutica. As mulheres não são obrigadas a se alistar.

Como se inscrever para o alistamento 2019? A seguir você confere todas as dicas para efetuar o seu cadastro no serviço militar, seja online ou comparecendo à Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima.

Alistamento online

Cada vez mais utilizado, o alistamento militar pela internet é uma ótima iniciativa, que facilita bastante a vida dos jovens obrigados a fazer o serviço militar. Nesse caso, a inscrição é realizada a qualquer dia e horário, pelo computador, sem precisar ir à JSM.

Para se alistar online você deve acessar o site https://www.alistamento.eb.mil.br/. Entrando na página, clique em “Quero Me Alistar” e escolha a situação em que você se enquadra. A seguir, informe os dados solicitados para efetuar o seu registro e dar continuidade ao alistamento a distância.

alistamento online 2019
O alistamento pela internet é prático e rápido (Foto: Reprodução Exército Brasileiro)

Confirmada a inscrição online para o alistamento, basta aguardar a convocação das forças militares para comparecer ao processo seletivo, o que normalmente acontece entre os meses de fevereiro e novembro.

Você pode verificar o calendário do alistamento 2019, detalhes sobre a convocação e muitas outras informações na opção “Já me alistei” no site do Exército.

Alistamento presencial

Há ainda quem prefira se alistar à moda antiga, ou seja, efetuando a inscrição presencialmente. Para tanto, o jovem deve comparecer à Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência (os endereços para alistamento estão disponíveis no site https://www.alistamento.eb.mil.br/services/jsm!input.action e também nas prefeituras municipais).

Os homens que completam 18 anos em 2019 são obrigados a se alistar (Foto: Freepik)

Nesse caso, é preciso entrar em contato com a JSM da sua região para verificar os dias e horários de atendimento, que podem variar de uma cidade para outra. Na hora de se inscrever, não se esqueça dos documentos para alistar:

  • Documento de identidade com foto (RG, carteira de trabalho, passaporte);
  • CPF;
  • Certidão de Nascimento;
  • Comprovante de endereço atualizado;
  • Duas fotos 3×4 recentes.

Após se inscrever, aguarde a convocação para o processo seletivo (o procedimento é o mesmo do alistamento online). Caso queira acompanhar a situação do seu cadastro, acesse o site do Exército.

Prazo e multa para quem não se alistar

O prazo para fazer alistamento militar 2019 termina no último dia útil de junho, tanto para inscrições online quanto presenciais. Quem é obrigado a se alistar deve ficar atento ao calendário, pois o não comparecimento até essa data deixa o jovem em débito com as Forças Armadas.

Os jovens que não se alistarem podem pagar multa, cujo valor depende da quantidade de dias em atraso. Além disso, quem não faz a inscrição para o serviço militar obrigatório fica proibido de tirar passaporte e assumir cargo público, entre outras sanções, até resolver a sua situação.

Algumas situações específicas podem levar à dispensa do serviço militar, como os jovens arrimo de família e os portadores de necessidades especiais. Mas mesmo assim é preciso se alistar, para obter a dispensa oficial.

Add Comment