SISU 2019: Vagas e Inscrição

Participou do Enem e está de olho em uma vaga no ensino superior gratuito? O Sisu 2019 abre inscrições a partir do dia 22 de janeiro, trazendo milhares de vagas em universidades públicas de todo o Brasil, abrangendo graduações das mais variadas áreas do conhecimento, como o cobiçado curso de Medicina.

Sisu primeiro semestre
SISU 2019: Vagas e Inscrição (Foto: Reprodução Sisu)

Administrado pelo Ministério da Educação (MEC), o Sistema de Seleção Unificada oferece vagas em universidades gratuitas para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio. As notas do Enem são utilizadas na seleção dos alunos em substituição às notas obtidas nos antigos vestibulares.

O programa conta com duas edições anuais, sendo uma por semestre. No caso do Sisu 2019 primeiro semestre, a oferta contempla um total de 235.476 vagas, distribuídas entre 129 instituições de ensino superior públicas, conforme as informações do MEC.

Consulta de vagas

As vagas do Sisu 2019 são para universidades federais e estaduais de todo o Brasil. Se você vai participar do processo seletivo, a dica é pesquisar as opções abertas, por meio da ferramenta de buscas disponível no site do programa.

Para fazer a consulta de vagas Sisu primeiro semestre de 2019 você deve acessar o site http://www.sisu.mec.gov.br/cursos. Na página, há três opções de pesquisa para os candidatos: pelo nome do curso, pelo nome da instituição ou pelo município.

vagas Sisu 2019 primeiro semestre
Você pode pesquisar os cursos disponíveis na página do programa (Foto: Reprodução Sisu)

Quem quer saber quais universidades oferecem o curso de Direito gratuito no Sisu, por exemplo, deve digitar o nome da graduação na barra de pesquisa e clicar na opção exibida pelo sistema. A partir daí, a página mostra as universidades com vagas abertas para esse curso por estado, bem como o número de vagas e o turno, entre outras informações.

As pesquisas por instituição e cidade seguem o mesmo caminho. Para descobrir os cursos da USP no Sisu, por exemplo, digite o nome da universidade na barra de pesquisa. Já para saber as vagas disponíveis na capital fluminense, é só digitar “Rio de Janeiro” no campo específico.

Inscrição para o primeiro semestre

As inscrições para o Sisu 2019 1º semestre começam no dia 22 de janeiro, por meio do site http://www.sisu.mec.gov.br. Os candidatos terão até as 23h59 do dia 25 de janeiro para efetuar o cadastro, que é totalmente gratuito.

cursos gratuitos Sisu
Estudantes que fizeram o Enem podem concorrer aos cursos superiores gratuitos através do Sisu (Foto: Freepik)

Para participar do Sisu 1 semestre 2019 é obrigatório ter feito o Enem 2018, obtendo nota acima de zero na redação do exame. A inscrição na seleção é realizada após o concorrente informar o número de inscrição do Enem do ano passado e a senha cadastrada.

Cada candidato pode se inscrever em até duas opções de cursos superiores entre as vagas ofertadas no Sisu, especificando a ordem de preferência. Durante o período de inscrição é preciso monitorar as notas de corte do Sisu para a graduação escolhida, lembrando que você pode mudar suas escolhas de cursos até o fim do prazo.

Resultado e lista de espera

O resultado do Sisu 2019/1 será divulgado no dia 28 de janeiro, em chamada única. Os aprovados deverão confirmar a matrícula na universidade escolhida entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro (entre em contato com a instituição para verificar os documentos exigidos e saber os horários e os locais de atendimento).

Quem não foi convocado na chamada regular poderá participar da lista de espera acessando o sistema entre os dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro. A divulgação dos aprovados na lista de espera será feita a partir do dia 7 de fevereiro.

Add Comment